Comentários sobre o livro “Escrito nas Estrelas”

Livro: ESCRITO NAS ESTRELAS – Sub Titulo: Astrologia védica no dia a dia
Autor: Horácio Tackanoo – ISBN:9788532525093
Páginas:176 – Formato : 14×21
Preço : R$ 24,50
Os Vedas – escrituras sagradas do hinduísmo – já afirmavam, há milênios, a influência dos astros sobre nós. Em Escrito nas estrelas, Horácio Tackanoo apresenta a Astrologia Védica, explica conceitos como os de carma, dharma e doshas e fala, entre outros temas, sobre a força do pensamento e a prática da ioga. O objetivo não é oferecer respostas imediatas, mas sim mostrar um caminho possível para a busca de uma vida melhor.SINOPSE
A arte da astrologia é tão antiga quanto a própria humanidade. A palavra astrologia vem do grego e significa “estudo dos astros”. Védica se refere aos Vedas, antigas escrituras hindus feitas por sábios há milênios. Horácio Tackanoo só achou seu caminho na vida depois de ler o Bhagavad-Gita, épico hindu, emprestado pelo pai de um amigo. Neto de japoneses, ele foi trabalhar como dekassegui no Japão e depois começou uma peregrinação por vários países do Oriente, com passagens pela Índia e pela Indonésia. Nestes países, Tackanoo pôde pesquisar mais sobre a astrologia védica. O resultado dessa viagem espiritual muito particular pode ser conferido em Escrito nas estrelas – Astrologia Védica no dia a dia, publicado pela Rocco.
No livro, o leitor encontra revelações curiosas sobre a astrologia, boxes com parábolas e ensinamentos, narração de histórias e mitos contados e compartilhados há milhares de anos pelos povos hindus, características e personalidade dos signos, dicas de exercícios de respiração praticados pela ioga, sugestões da medicina aiurvédica e conselhos de como a astrologia védica pode mudar uma vida.O autor inicia a obra narrando sua própria história e conta como se sentia perdido e sem direção antes de seu primeiro contato com o Gita e de ter em suas mãos, mais tarde, o seu primeiro mapa astral védico. A astrologia védica, para Tackanoo, seria “uma chave para o enigma da nossa existência, um modo de compreendermos por que estamos aqui, para onde vamos e de onde viemos”. Uma de suas diferenças da astrologia convencional é a de que ela é a única que analisa os resultados das ações de vidas passadas (carmas), momentos perigosos, além de boas ou más possibilidades de sucesso.

Figuras da História, como Marco Polo e Alexandre, o Grande, tinham entre seus seguidores astrólogos indianos que previam os melhores períodos para a partida de expedições e batalhas. Evidências de estudos astronômicos e astrológicos já foram encontradas no Egito, China, Grécia e Índia. Na Babilônia (atual Iraque), a astrologia já era praticada 2.500 a.C. A astrologia védica é, para os praticantes, um conhecimento sagrado.

O livro esclarece questões como o direcionamento na vida, pontos fortes e fracos, prosperidade financeira, relacionamentos e saúde. Redigido em uma linguagem leve e clara, Escrito nas estrelas aponta, sem pretensão ou moralismos, caminhos possíveis para uma vida melhor.
————————————————————
COMENTÁRIOS dos LEITORES SOBRE O LIVRO
————————————————————
O começo do livro foi perfeito! Saber que os deuses também sentem o que nós humanos sentimos é confortante. Entendi como as pessoas podem respeitar e se devotar aos deuses diretamente no coração. Agora entendo como foi a história da astrologia, das pessoas e do meu papel neste mundo.
Emocionante! Sei que o que acontece hoje é simplesmente uma continuação do passado.
Marta Fernandes da Rosa. estudiosa das artes e misticismo
————————————————————–
Horácio, namastê!
De coração, minhas impressões sobre suas mensagens estrelares:
Escrito nas Estrelas é simples, claro e objetivo. É o princípio das respostas. É o saber porquê isto ou aquilo nos acontece. Indiscutivelmente nossa vida é regida pelos planetas. A Astrologia Védica é fenomenal e desvendá-la e nos deixar, aqui no Ocidente, o começo da estrada como Horácio Tackanoo faz com muita firmeza e propriedade em seu livro é uma alegria prazerosa. Seu livro, Horácio, é algo que se deve, vez ou outra, estarmos consultando justamente para acharmos as tantas respostas que ele sugere. É um verdadeiro aprendizado do autoconhecimento. E não é só isto; nele temos uma parte da História, do princípio que nós, seres humanos, estamos sempre a buscar. Horácio, sua mensagem é a mensagem das estrelas. Alegrou-me demasiadamente ler seu livro, saber de sua história pessoal, o encontro que o levou a trilhar o caminho da astrologia. O livro convence quanto à ciência astrológica e demonstra a facilidade que tem para caminhar e ensinar sobre tais assuntos. Um forte abraço,
Carlos Francovig.
——————————————————
Escrito nas estrelas, já o titulo é muito elucidativo. Lembra de cara aquela música que a Tete Spinola cantava nos idos 80 “voce pra mim foi o sol, de uma noite sem fim…..ôÔÔ…nosso amor, meu amor, está escrito nas estrelas”….um livro com linguagem acessível, uma verdadeira democratização de um saber que pode estar acessível a todos. Um saber que não apenas traz previsões (não que isso não seja bom), mas essa não é a tônica do mapa astrológico védico. Bom, pelo menos que não percebo que seja assim. Eu não o busquei por isso. Li em algum lugar que o mapa astrológico védico é um DNA da Alma. Eu adorei isso. Foi por isso que fiz. Foi por isso que procurei Horacio. Foi por esta razão que li o livro. E é por esta razão que procuro seguir o que lemos no mapa e as suas tão precisas e afetivas interpretações. Certamente com o livro Horácio concretiza ainda mais a sua postura de um mestre que sabe que é chegada a hora de difundir o conhecimento. Luz!!!
Raquel Paiva (praticante de yoga, ciclista amadora, pesquisadora e professora de Comunicação da UFRJ)
———————————————————-
Horacio, parabéns pelo livro. A forma como estão apresentados os principais conceitos da Astrologia védica facilita muito a absorção, para nós ocidentais, desses conhecimentos milenares.
É bom perceber a chegada de conhecimentos tão grandiosos, que nos fazem refletir e olhar um pouco mais para dentro de nós. Jyotish, Ayurveda e Yoga são mais que ferramentas para nosso equilíbrio físico, mental e espiritual, são conhecimentos que nos trazem crescimento, prosperidade e sabedoria.
Assim como nós ocidentais temos buscado na Índia esses conhecimentos, os grandes mestres indianos se abrem para transmitir de uma forma “mais ocidentalizada” grande parte do conhecimento que possuem. E sentimos que passamos por um momento de grande sinergia Oriente/Ocidente, fruto não apenas da globalização que vemos em todas as áreas, mas principalmente de um maior amadurecimento e conscientização espiritual do homem.
Sou um aprendiz na arte do Jyotish e com seu livro pude dar os primeiros passos nessa estrada, ao terminar de ler ficou uma vontade de buscar mais…
Namastê ! José Augusto Pimenta Neto
———————————————————–
Horácio…..adorei o seu livro…pois além de instruir e esclarecer a respeito do que significa a Astrologia Védica, nos faz pensar muito a respeito dos ensinamentos e beneficios que poderão ser alcançados…fiquei perplexa com o que li a respeito dos planetas , e seus poderes sobre nós…incrivel como nós ocidentais não sabemos nada deste assunto…e o quão estamos longe de alcançar esta espiritualidade!…Fantástico… Parabéns também pelo seu trabalho com o mapa astral e com as previsões;;;! Feliz daquele que leva realmente à sério estes ensinamentos…eu , já comecei…..Um abço e obrigada…
Ângela Carvalho Jatobá
———————————————————–
A dedicatória que você fez para mim resume o conteúdo do livro: “a luz do conhecimento védico”. É possível compreender que não somos apenas marionetes lançadas à própria sorte, mas protagonistas do nosso próprio destino e que o livre arbítrio é um importante instrumento e não um peso como muitos acreditam. Somos responsáveis pelas nossas ações e você ensinou que com o uso da astrologia védica essas ações serão sempre em prol da evolução, do equilíbrio e da realização do dharma. “Seus esforços determinarão seu futuro. (…). Somente você pode superar seus limites. Você é o criador de suas ações!”…São palavras de luz que estão na minha vida agora. Obrigada por compartilhar esse conhecimento Supremo! Um forte abraço,
Patrícia Santos
——————————————————-
Parabéns pelo seu livro. Além de elucidativo, é muito bem escrito.
Gostei muito. Você reuniu vários temas da filosofia Hindu e dos Vedas relacionados com a Astrologia Védica. Deixe-me comentar um pouco mais sobre seu livro. Como já disse antes, gostei muito dele de um modo geral. Acho que ele é uma boa introdução a alguns temas importantes dos Vedas como aqueles que constam nos capítulos “Quem somos nós”, “Os 4 pilares da Vida”, etc. Já conhecia também a relação entre as gunas e as 3 principais deidades do Hinduísmo. Porém, como assíduo praticante de Yoga, devo manifestar uma defesa ao Sr. Shiva e sua relação com a guna Támas. Shiva não é apenas o deus da destruição, mas também da renovação. Não existe renovação sem destruição. É preciso que o velho vá para que o novo surja. Para cada folha que cai numa árvore, uma nova surge. O mesmo acontece com as células nos nossos tecidos e essa constante troca é que mantém a longevidade… Enfim, As relações entre respiração, prana e a mente humana. O livre arbítrio e a qualidade do pensamento no traçar de um novo rumo na nossa vida. Uma explicação mais esclarecedora a respeito das leis do carma (já que fomos nós que o criamos, podemos também amenizar seus efeitos maléficos – Yogananda diz algo semelhante a respeito). Acho tudo isso muito importante para o despertar de novas esperanças em nossas vidas. Além desses temas que eu já conhecia um pouco, o “Escrito nas Estrelas” foi para mim bastante elucidativo nas questões sobre Astrologia Védica propriamente dita e convidativo a aprofundar meus conhecimentos nela. Gostei de todos os temas abordados e as pequenas estoriazinhas ilustrando o conteúdo do livro. Tenho algum conhecimento, um pouco vago talvez, sobre astrologia ocidental. Mas sendo já bem familiarizado com a filosofia Hindu, gostaria de aprender um pouco sobre Astrologia Védica e as relações com meu carma. Enfim, poderia escrever muito mais comentando o seu livro, mas vou parar por aqui e manifestar novamente os meus Parabéns ao seu “Escrito nas estrelas”… Já virou até mesmo nome de novela. Certamente vai ser um sucesso.  Grande abraço, do já Amigo,
Stéfano Carmine Vitiello.
——————————————-
Segue meu humilde comentário para o seu grandioso livro:
Horácio, é uma honra poder acrescentar minhas impressões sobre o seu trabalho… O livro está maravilhoso, abordando um tema tão sério e complexo de forma tão simples e esclarecedora. Li o livro em 5 dias! E ele me trouxe bem mais que conhecimento… me trouxe sabedoria! Algo que vou levar comigo para sempre, na minha eterna busca pelos mistérios da vida!!
Mais do que “Escrito nas Estrelas”, o caminho da felicidade está escrito em nós mesmos, basta saber onde buscar, e você nos mostra o caminho através do seu trabalho. Namastê!
Camila Franco
—————————————————–
Recomendo a leitura , recomendo a reflexão , recomendo a pratica.
Encontrei nas sábias palavras, ensinamentos e orientações de como podemos compreender e transformar nossa existencia.
De forma clara nos apresenta a astrologia Védica e sugere práticas para abrandarmos a lei de causa e efeito, uma leitura fácil ,dinamica ,com conteúdo precioso.
Finalizo ,com humildes agradecimentos , pois considero um privilégio ter acesso nos dias atuais a estes conhecimentos . Namastê
Gladys Siqueira
———————————————
Horácio possui uma sabedoria muito bonita. Pois, não se vale da erudição que possui, seu discurso é bastante simples e acolhedor. Assim é Escrito nas Estrelas.
Seu objetivo é mostrar para nós ocidentais do que trata a Astrologia Védica – que ela tem de peculiar. Ela traz esperança. Abre-nos para a realidade, aponta nossos carmas (Ah! e é difícil não se identificar!), mostra nossas responsabilidades.Mas, não nos deixa sós.
Eis como o próprio Horácio afirma: “Nunca é tarde para mudar o curso de nossa própria história. O Carma não é estático. Pensamentos mais favoráveis e esforços sinceros nos levam aresultados cada vez mais auspiciosos”.
Desejo a todos que tenham a oportunidade que tive de se aproximar um pouco mais do que o céu vem a nos dizer, do Horácio e seu Escrito na Estrelas.
Luciana Santa Rossa
———————————-
O nome do livro já diz a que veio: Escrito nas Estrelas.
Sou freqüentadora assídua de consultas astrológicas com Horacio Tackanoo.
Antes de conhecê-lo, consultei diversos astrólogos ocidentais que me ajudaram em meu processo de auto conhecimento. Mas ninguém tocou tão profundamente o meu coração. Ninguém me disse tantas verdades em tão pouco tempo, com uma precisão tão assustadora. Nenhum outro mapa astral me proporcionou tantas respostas quanto o mapa védico.
Por isso, senti muita honra ao ser convidada para escrever sobre o primeiro livro de Horacio Tackanoo. Digo primeiro livro, porque seu conhecimento sobre astrologia védica é tão extenso que, certamente, outros livros virão.
Quanto ao conteúdo do livro, deixo para que cada um apreenda o que for mais importante para sua vida neste momento. O que posso adiantar é que foi escrito com amor e generosidade e é de fácil entendimento tanto para leigos quanto para iniciados. Tenho certeza que vocês irão se beneficiar com a leitura do livro tanto quanto eu me beneficiei.
Escrito por Horacio Tackanoo, este livro trata de uma ferramenta de auto conhecimento trazida até nós por mestres hindus e preservada durante milhares de anos pelo seu imenso poder de trazer luz a nossos caminhos. Jyotish ou astrologia védica é a ciência da luz.
Este conhecimento foi preservado durante milhares de anos,passado de mestre a aluno, e chegou ao Ocidente via sábios hindus que por aqui aportaram com a missão de divulgar e ensinar o conhecimento védico ao maior número de pessoas.
Horacio Tackanoo faz parte de uma linhagem destes mestres.
Aprendeu com um professor, que aprendeu com outro, que aprendeu com um terceiro e assim, sucessivamente, em um método chamado “parampara”.
Durante anos, morou na Índia onde estudou e de volta ao Brasil, mantém contato freqüente com este conhecimento em seus cursos, consultas, palestras e agora, livro.
Escrito nas Estrelas tem leitura muito acessível a leigos e iniciados.  Todos ganham com a sua leitura. Até aqueles que o lerem por acaso. Lembre-se: segundo esta tradição, acaso não existe. Nosso nascimento é resultado de ações cometidas no passado e que se manifestam no presente. Portanto, se você quer saber como será seu futuro, melhor observar seu presente.
Jyotish, a astrologia védica é uma bússola que nos aponta o caminho e nos dá as ferramentas para a transformação. Este é um livro para quem tem coragem de mudar e ir em direção a suas verdadeiras vocações. Boa leitura!!!
Tereza Freire – Jornalista e professora de yoga
___________________________________
“Horácio, é com prazer e gratidão que deixo minhas impressões a respeito deste ensinamento milenar tão maravilhoso, expresso de uma forma simples e objetiva no Seu livro.
Com desenvolvimento constante, as explicações são bastante didáticas, a fácil compreensão me instigou a “devorar” uma página após a outra. Mas não foi uma leitura qualquer, as palavras tocaram-me profundamente, pareciam ser proferidas pessoalmente…
Fonte para o autoconhecimento, Escrito nas Estrelas já é referência para aqueles que desejam iniciar ou aprofundar os estudos da Astrologia Védica!”
A Você, Mestre, mais uma vez, os meus sinceros agradecimentos!
Com carinho
Karen Yukie Oura
Estudiosa de Astrologia Védica. Arquiteta e Urbanista. Professora do Ensino Superior.
—————————————————-
Descrevo abaixo as impressões que o livro ESCRITO NAS ESTRELAS ficaram em mim :
O conhecimento da astrologia védica descrito no livro ESCRITO NAS ESTRELAS trouxe a mim ao mesmo tempo um alívio e um grande senso de responsabilidade sobre o rumo de minha vida.
O alívio está em tirar o peso da culpa de vários acontecimentos agradáveis ou não que ocorrem em nossas vidas , pois tudo já estaria pré-estabelecido pelos astros e planetas e resultado das nossas atitudes em vidas passadas .
Ao mesmo tempo , ao quebrar a nossa ignorancia sobre o que eu ” sou ” e o que estou aqui nessa vida para fazer , a nossa responsabilidade aumenta pois está em nossas mãos a construção do nosso futuro e da nossa felicidade. Foi um encontro esclarecedor nessa fase da minha vida.
Rosemery Saçashima
——————————————————-
“Grande Horácio Takanoo! 
Você é mais do que um amigo é, para mim, um magnífico aconselhador terapêutico que lança mão dos preciosos Ensinamentos Védicos para orientar as pessoas. 
Sinto-me honrado em poder contar com a sua fraterna amizade e, principalmente, de beber das Fontes do Saber Universal, que você – tão bem – sabe transmitir oralmente e, agora, através do seu memorável livro – Escrito nas Estrelas. Parabéns pelo feito!” 
Amir El Aouar
Processo Self-connection -Método Transpessoal de Aconselhamento Psicológico e Reorganização Energética
————————————————————–
“Quanto ao livro, olha, foi uma grata surpresa. Acho que você abordou o tema com profundidade e, ao mesmo tempo, simplicidade e leveza. Isso é muito difícil de se conseguir. É uma grande introdução a um assunto tão complexo. Além disso, dá vontade de sair correndo e marcar uma consulta baseada na astrologia védica com você. 
Além disso, gostei da humildade com que você se colocou. Esse é um grande ponto a favor. Por causa do seu conhecimento, você poderia se tornar arrogante, sentir-se superior. Quando você era mais jovem e dono da Asia Craft, às vezes eu sentia isso (porque eu também escorregava nessa casca de banana, by the way). Com a maturidade, acho que você melhorou muito, porque o seu conhecimento já vem temperado com a sabedoria. É preciso entender que, para que o outro nos compreenda, é necessário ser mais simples. E é uma lição de humildade, e também de compaixão, ser mais simples, sem perder a profundidade” 
Liane Alves – Jornalista – Editora Abril – Revistas Bons Fluidos, Vida Simples, Casa Claudia.
————————————————————-
“O livro Escrito nas Estrelas de Horácio Tackanoo tem a benção de apresentar a Astrologia Védica em uma forma simples, mas profunda, demonstrando que as pessoas que respeitam as forças do universo, podem ir além e conduzir sua vida através da sabedoria maior que nos rege. 
De fácil entendimento, conceitua o que está ferramenta tem de mais precioso: saber quem você é, de onde você vem e para onde está indo!
Eu não sou muito boa com as palavras, mas é a síntese da minha percepção…”
Patricia Sampaio  – Diretora da Casa Moksha
———————————————————
Horácio, maravilhoso realmente o livro.
Li todo obviamente com muita facilidade e o texto realmente está maravilhoso e faz “decolar” na leitura. Ótima composição das ilustrações;
. Ótima explicação mesmo sendo básica das divindades;
. Excelente disposição do material passo-a-passo quanto a explicação dos temas tão complexos;
. Simplicidade nas explicações das casas astrológicas, dos planetas, dos Pujas, do que é Carma, Dharma, etc..; Do mais está excelente mesmo!!!
Marcus Tadeu
—————————————————–
Parabenizo o grande mestre védico Horácio Tackanoo pela primeira obra brasileira sobre Astrologia Védica. O autor tratou deste tema milenar e denso de uma forma simples, objetiva, com uma linguagem fácil, proporcionando aprendizados fundamentais e de grande valia para o dia-a-dia, tanto de estudiosos, psicólogos, astrólogos, terapeutas, médicos, enfim, uma leitura suave e gostosa para todos os interessados em evolução espiritual. Identificando assim, um livro daqueles que só paramos de ler quando o acabamos
Camila Passos
——————————————————-
Bom dia. Tive o prazer de ler o seu livro ESCRITO NAS ESTRELAS e confesso que fiquei muito impressionado. É uma verdadeira síntese da filosofia hindu. Muito didático e esclarecedor. Diferentemente dos demais livros sobre a astrologia que associam os signos zodiacais a períodos de tempo.
Agradeço o convite de comentar o seu livro, embora não me ache credenciado a tecer comentários pois não sou estudioso da cultura hindu. Mas o seu livro é muito mais que um livro de astrologia pois agrega todas as tradições da India sintetizando num todo.
Um grande abraço e muito sucesso material e espiritual.
Alberto Baggio
————————————————————
Gostei muito de seu livro. Entrei, inclusive, no seu blog, e li todos os comentários feitos a ele. E o que posso afirmar é que minha voz se une à de outros leitores que adoraram o livro. Toda a leitura é prazerosa e acrescenta um conhecimento substancial aos leigos, como eu.
Monica Leite Costa

Resposta de 0

  1. Após ter acesso ao meu mapa védico, busquei me aprofundar no tema com a leitura de “Escrito nas Estrelas”. Quão grata foi a minha surpresa em ter em minhas mãos mais uma grande fonte de autoconhecimento, complementar ao mapa. O livro é extremamente bem escrito e de fácil entendimento para os não-estudiosos do tema.
    Horácio revela-se um grande intérprete e agradeço por compartilhar, com todos nós, sua sabedoria. Merece um aprofundamento, por meio de outros livros, certamente muito bem-vindo por todos os leitores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *