astrologia vedica
youtube blogspot orkut twitter facebook

AYURVEDA

ayurveda

O termo ayurveda, em sânscrito, tem como significado "a ciência ou o conhecimento da vida". Esse campo de estudos, que também está nos Shastras, constitui-se como uma sabedoria milenar para o tratamento dos mais diversos males, desde um simples resfriado até distúrbios psicológicos, sociais, éticos e filosóficos do ser humano e do meio que o envolve.

Em minhas consultas astrológicas, quando falo em medicina ayurvédica, trabalho principalmente com o conceito de doshas, ou tipos de constituição física e mental, que são basicamente três, vata, pitta e kapha, e estão conectados com os elementos materiais (éter, ar, fogo, água e terra), com os três modos da natureza material (a bondade, a paixão e a ignorância) e com os seis tipos de sabores (picante, salgado, amargo, doce, ácido, adstringente). Na análise de um mapa astral, procuro detectar como os sete dhatus ou tecidos do corpo (plasma, sangue, músculos, gordura, ossos, medula e nervos e os tecidos e fluidos reprodutivos) estão sendo afetados pelo doshas da pessoa.

Todos nós temos, em nossa natureza, os três tipos constitutivos, em proporções diferentes e em estado de equilíbrio ou desequilíbrio. Vata é o biotipo relacionado ao éter e o ar; pitta é o biotipo relacionado ao fogo e à água; kapha relaciona-se à água e à terra. Kapha rege a parte superior do corpo (cabeça, pescoço, tórax, peito, porção superior do estômago, tecidos gordurosos e juntas); pitta rege a parte intermediária do corpo (peito, área umbilical, estômago, intestino fino e glândula linfática); vata rege a parte de baixo do corpo (região pélvica, cólon, bexiga, sistema urinário, coxas, pernas, braços, ossos e sistema nervoso). Os três doshas coexistem em todos os seres vivos.

© 2012, Astrologia Védica. Todos os direitos reservados.